quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mensurar áreas, simples graças a um Eng. Agronômo

Estava eu em minha tarefas de estágio, analisando e georreferenciando áreas rurais, e para mensura-las, não encontrava ferramenta adequada, tendo em vista que para a grande maioria, e para mim, o Google Earth é o software mais utilizado nestes trabalhos para encontrar e marcar áreas, e apenas em sua versão pró (paga) disponibiliza ferramentas de mensura. Foi aí, que por um conselho de meu irmão mais velho, descobri o software GE-Path. Baixei-o, e comecei a utiliza-lo, e fiquei surpreso, pela sua precisão no trabalho de mensura de áreas, utilizando-se de dados do Google Earth. O Ge-Path, é gratuito, e está disponível em língua inglesa para download.

Após utilizar este programa, e garantir-me de sua qualidade, me interessei por saber quem o havia produzido, já imaginando ser uma empresa norte-americana, mas minha surpresa foi grande, ao saber que tal software, e não só este, mas também muitos outros, foram produzidos pelo Engenheiro Agronômo gaúcho Ricardo Bohrer Sgrillo, formado pela UFRGS, com mestrado em Energia Nuclear na Agricultura, e doutorado em Entomologia, ambos pela USP. E PhD também pela USP e pelo United States Department Of Agriculture (EUA).

Seus trabalhos desenvolvendo freewares (programas gratuitos) são de grande valia, para qualquer profissional, não só de Agronomia, mas de outras engenharias, ciências agrárias e geográficas em geral.

Além do GE-Path, outro que programa seu que ajudou-me e ainda ajudará muito, é o GraphData, onde nele, pode-se extrair dados analíticos de gráficos que estão em imagens (jpeg, tiff, etc). Facilitando dessa forma um trabalho que poderia demorar horas, no lápis.

Abaixo disponibilizo alguns links dos programas, e do site do Eng. Agrônomo Ricardo B. Sgrillo.
Espero que estas ferramentas possam facilitar o trabalho dos colegas!