sexta-feira, 5 de junho de 2020

Diálogos quarentenais

Pelas madrugadas da quarentena é comum encontrarem-se conversas virtuais entre amigos e numa das tantas, tal questionamento surgiu:

- "Em muitos tradicionalistas vejo uma atenção ao liberalismo como o maior dos inimigos da Cristandade. Mesmo no momento atual, onde o mundo sofre com problemas como o ambientalismo, o globalismo, o comunismo, etc. Então por que insistem tanto em lutar contra o liberalismo e não empregam o melhor de seus esforços, com mais senso de oportunidade, contra esses outros inimigos? E ainda mais, nessa luta, por adotarem postura anticapitalista, acabam fazendo frente ampla com a esquerda."

Creio na boa intenção da questão, pois, em um olhar superficial parece mesmo uma lógica correta, afinal padecemos atualmente de muitos inimigos com maior tateabilidade aparente do que o longínquo conceito de liberalismo. Mas, afinal, qual era mesmo o conceito de liberalismo? Lembremos que o Padre Sardà y Salvany, no seu clássico sobre o tema, nos ensina que o liberalismo é tão vasto que será encontrado desde a taberna até as cortes, passando pelas universidades, jornais, associações e museus de arte. Deste modo, tomando a  corajosa iniciativa de elucidar um conceito tão vasto, o padre espanhol esclarece e estabelece o Liberalismo como sendo um conjunto de idéias falsas e fatos criminosos que parte da absoluta soberania do indivíduo com inteira independência de Deus e da sua autoridade, tornando-o "o Mundo de Lúcifer [...], em radical oposição e luta com a sociedade dos filhos de Deus, que é a Igreja de Jesus Cristo".

Tendo tal conceito radical vivo em nosso intelecto, podemos afirmar com convicção que a luta contra o liberalismo não impede ou atrapalha a luta contra qualquer outro mal. Ao contrário, a potencializa, pois prepara-se para lutar contra males secundários conhecendo suas causas primárias que é o liberalismo. Uma luta muito mais eficaz. Lutar contra o comunismo, muitos lutam. Mas com quais frutos um liberal maçom luta contra o comunismo? Com quais frutos um modernista liberal preocupado com seus rendimentos financeiros luta contra o comunismo? No entanto, um católico anti-liberal, este sim, dará bons frutos na luta contra o comunismo e quaisquer outros males. Pois, estará bem preparado.

Ademais, nunca conheci nenhum anti-liberal que não lute contra todas essas bandeiras também, quando necessário. Também não conheço nenhum combatente contra o capitalismo entre os católicos anti-liberais que conheço. É inútil abordar essa questão neste momento. É um mal menor e pronto.

Querer abandonar a luta contra o liberalismo é justamente o motivo de estarmos aqui hoje, no caos reinante. Muitos inimigos existem, muitos existiram, e muitos nascerão, seja o ambientalismo, comunismo, globalismo, etc, e todos terão raízes no liberalismo. Corte a cabeça de um e nascerão dois. Por isso deixaremos de cortar cabeças? Não. Mas, temos que ser espertos o suficiente para atacar também o coração dos problemas.

Acredito inclusive que muitos desses problemas podem ser até criados para perdermos certo tempo e energia com eles, ao invés de um combate mais frutuoso contra as raízes da corrupção e da decadência do mundo moderno: o liberalismo.

Pe. Henry Le Floch
Um exemplo interessante a ser lembrado: Mons. Marcel Lefebvre esteve no seminário durante a década de 1920. Revolução bolchevique e ideias revolucionárias marxistas eram os assuntos nessa época. E Mons. Lefebvre deixa claro que a total diferença na sua vida de seminário foi a formação anti-liberal que recebeu do Pe. Le Floch. Note-se, não foi anti-comunista, e sim anti-liberal. Foi isso que preparou Mons. Lefebvre para lutar com bravura com tantos outros inimigos que sequer tinham forma clara e conhecida na década de 1920, mas que surgiriam com força jamais vista na década de 1960. Devemos tudo que de Católico nos resta hoje ao vigoroso e tenaz espírito anti-liberal de Mons. Lefebvre.

Um comentário:

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