segunda-feira, 18 de julho de 2016

Don Camillo e Peppone: saga completa (legendada)


"Nas páginas de Guareschi encontramos não apenas a descrição de um modo de vida simples e humano que se foi, definitivamente ao que parece, em benefício da artificialidade asfixiante das grandes cidades, senão um conhecimento profundo do coração do homem e uma aproximação real, e não apenas discursiva, aos rincões mais nobres da alma, ocultos abaixo à névoa persistente de nossas misérias. Quiçá o grande triunfo de Guareschi sobre o comunismo consistiu em demonstrar, por meio dessa ausência total de ódio autêntico entre Peppone e Don Camillo, que o marxismo não é senão um câncer para a sociedade, e necessita apodrecer todas e cada uma das células desta para conseguir que reine entre os homens o rancor, a ira e o ressentimento mútuo, e que na medida em que subsistam nela quaisquer restos de princípios ou valores elevados (sempre) seu triunfo será somente aparente."

(Carmelo López-Arias Montenegro, Las tribulaciones de Don Camillo, en revista Roma Aeterna nº 123, Marzo 1993. Tradução minha.)

Uma tradução muito fiel -mas parcial- da obra de Guareschi, que se favorece não somente da herança viva de uma tradição que o mesmo Guareschi supervisiona, senão pela estupenda encarnação conseguida em Fernandel e Gino Cervi. Uma aproximação ao pequeno mundo de Don Camillo, que se completa em profundidades metafísicas não mais aptas para as telas de cinema nem espectadores abúlicos [n.d.t.: penso que se refira à obra citada abaixo, Don Camillo y los jóvenes de hoy, que não havia ainda sido levada ao cinema], numa obra extensa e perdurável do pensador e humorista italiano:

"Não, Senhor. Só quero dizer que hoje as pessoas crêem somente no que vêem e tocam. Mas há coisas essenciais que não se vêem nem se tocam: amor, bondade, piedade, honestidade, pudor, esperança. E fé. Coisas sem as quais não se pode viver. Esta é a auto-destruição a que me refiro. Me parece que o homem está destruindo todo seu patrimônio espiritual, a Única riqueza verdadeira que havia acumulado em milhares de anos. Um dia não distante se encontrará como o selvagem das cavernas. As cavernas serão altos arranha-céus cheios de maravilhosas máquinas, mas o espírito do homem será o de selvagem das cavernas."

(Giovanni Guareschi, “Don Camillo y los jóvenes de hoy”, cit. por C. López-Arias Montenegro, Ob. cit. Tradução minha.)

Veja os cinco filmes completos, em alta definição e legendados:

Título original: Don Camillo.
Título em inglês: The Little World of Don Camillo.
Subtitled in brazilian portuguese, english, spanish, romanian, german, greek, and hungarian.

Título original: Le retour de Don Camillo.
Título em inglês: The Return of Don Camillo.
Título em italiano: Il ritorno di Don Camillo.
Subtitled in brazilian portuguese, english, spanish, and german.

Título original: Don Camillo e l'onorevole Peppone.
Título em inglês: Don Camillo's Last Round.
Subtitled in brazilian portuguese, english and rumanian.

Título original: Don Camillo monsignore ma non troppo.
Título em inglês: Don Camillo: Monsignor.
Subtitled in brazilian portuguese.

Título original: Il compagno Don Camillo.
Título em inglês: Don Camillo in Moscow.
Subtitled in brazilian portuguese.







Nenhum comentário:

Postar um comentário